Últimas notícias
Transmissão do curso “Decolonização de Museus”
O Museu Amazônico da UFAM - Universidade Federal do Amazonas e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social convidam o público em geral para assistir a transmissão do curso “Decolonização de Museus” ministrado pelo professor Kapfhammer Wolfgang da Universidade de Munique, dia 5 de abril, das 9h às 12h, no instagram do Museu Amazônico (@museuamazonico). O evento tem como eixo central a temática “museus indígenas”, privilegiando um estudo interpretativo sobre os artefatos antropológicos que se encontram na reserva técnica do Museu e Universidade de Munique e, sobretudo enriquecer a documentação desses objetos e criar possibilidades de novas interpretações por conta da participação de representantes indígenas.
O seminário vem contribuir de forma significativa para o projeto que o Museu Amazônico vem desenvolvendo denominado de ‘Oficina de Memória’, coordenado pela servidora Lilian Débora Furtado da Divisão de Antropologia do Museu, que tem como objetivo a recuperação da memória indígena por meio de um processo de identificação dos artefatos antropológicos a partir da colaboração efetiva das lideranças indígenas. O trabalho está sendo executado com a etnia Sateré Mawé, ouvindo tanto as comunidades indígenas urbanas quanto aquelas que ainda se encontram nas aldeias.
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais