Página inicial > Sobre a Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica

Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica

Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 10h43 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 08h35 | Acessos: 326

A DPDH tem a missão de salvaguardar e disponibilizar conjuntos documentais relevantes para a história e cultura da região amazônica, assim como desenvolver pesquisas em sua área de atuação.

O trabalho com documentação no Museu Amazônico começa em 1989 que em sua implantação integrou a Comissão de Documentação e Estudos da Amazônia - CEDEAM, que desde 1979 trabalhava com a recuperação de documentação primária a respeito da história, geografia, antropologia e sociologia do Amazonas. Neste trabalho pré-Internet, a comissão foi a diversos arquivos no Brasil e Portugal, a fim de reproduzir documentação a respeito da região e reuni-la para o acesso e produção de conhecimento na região. Este fundo, conhecido como o Fundo Amazônia Colonial, abrangeu documentação dos séculos XVII, XVIII e XIX contando com mais de 90.000 (noventa mil) imagens de microfilmes, 25.000 (vinte e cinco mil ampliações fotográficas. Neste mesmo ano, a Universidade recebe a doação documentação empresarial da Empresa J. G. Araújo e Cia Ltda. seu legado documental composto de 350 metros quadrados de documentos do período de 1879 a 1989. Esta documentação, em conjunto com o Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional do Amazonas, se deu graças a um convênio firmado entre o Instituto e o Museu. A partir de então outros conjuntos documentais foram adicionados ao acervo do Museu tendo como vínculo de identidade sua relação com a região amazônica, seja do ponto de vista, cultural, econômico ou social.