Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Filme produzido no Museu Amazônico participa de festival da Unesco, em Paris
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Filme produzido no Museu Amazônico participa de festival da Unesco, em Paris

  • Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h07
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h07

No próximo dia 04 de outubro, na sede da UNESCO, em Paris, a animação amazonense CEM PILUM – A história do dilúvio, do produtor audiovisual Thiago Morais, será exibida na programação oficial do Festival Futuros da Terra, um festival internacional de filmes e vídeos que mostra o papel da geociência em nosso futuro sustentável. O evento será realizado presencialmente em Nova York, Paris e Sidney.

Com uma programação online e presencial, o Festival selecionou 21 filmes com temáticas diversas. O curta Cem Pilum foi selecionado na categoria “Indígenas e Primeiras Nações, juntamente com outros dois filmes. Mas ao todo, 21 filmes foram finalistas do Futuros da Terra, dentre 972 inscritos de 89 países. O filme participou de uma mostra online e pôde ser assistido no site do festival, onde também participou de votação popular.
Segundo o diretor, “a importância de produzir um filme vai além do fazer audiovisual ou cinematográfico. É uma missão despertar temas tão relevantes, que impactam o mundo. No caso do Festival Futuros da Terra, nunca imaginávamos que pudéssemos integrar uma mostra com essa temática. Mas são as artes e a ciência juntas por um mundo melhor para nós e nossas gerações futuras”.

A animação foi produzida através do edital Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Aldir Blanc, em 2021 e já participou de 22 festivais. O filme estará também na programação do 7º Festival de Filmes Etnográficos do Equador, que acontece de 23 a 30 de setembro em Quito.

Conforme o diretor do Museu Amazônico Dr. Dysson Teles, ser classificado junto com 5 filmes a ser apresentado na UNESCO é motivo de muito orgulho para o Museu e para a UFAM. Um filme produzido a partir do acervo do artista plástico Feliciano Lana ,da etnia dessana, que encontra-se sob a guarda do Museu. Um feito que só valoriza a riqueza cultural e étnica que compõe o acervo do Museu e sobretudo o reconhecimento a nivel internacional de um trabalho produzido no interior da universidade com profissionais qualificados de seus quadros.

Festival Futuros da Terra

O Festival é organizado em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura UNESCO) e com o Programa Internacional de Geociências. O festival conecta a geociência e as artes, aumentando a conscientização internacional sobre o papel que as ciências da terra desempenham na construção de nosso futuro sustentável.
A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de outubro, no Museu Australiano em Sydney e será transmitido para todo o mundo através do site do festival https://www.earthfuturesfestival.com/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página