Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Museu Amazônico na 16ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Museu Amazônico na 16ª Primavera dos Museus

  • Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 10h32
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 10h33

A Primavera dos Museus é uma temporada de eventos socioculturais que ocorre anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem por objetivo divulgar e valorizar os museus brasileiros, colaborando para aproximá-los da sociedade. O Museu Amazônico/UFAM, ao reconhecer a importância da participação na programação, prestigia o evento. Neste ano, as atividades serão realizadas entre 19 a 23 de setembro, com o tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias”, sugerindo uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos. Segundo o IBRAM, o tema propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações. Abaixo segue a programação do Museu Amazônico/UFAM:

• EXPOSIÇÃO VIRTUAL, a partir de 19/09/2022
Tema: “Arte e ciência na flora e fauna amazônica”
A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, Lucimery Ribeiro e Carolina Brandão, tem como objetivo apresentar as produções artísticas da coleção Feliciano Lana, salvaguardadas no Museu Amazônico. As obras destacam os saberes tradicionais e a flora e fauna amazônica, nos permitindo pensar na discussão entre arte e ciência no ambiente educacional, seja ele formal ou informal. Para visitar, acesse:
https://leilaadrianabaptaglin02gt.46graus.com/exposicao-virtual-colecao-feliciano-pimentel-lana/

• EXPOSIÇÃO VIRTUAL, a partir de 19/09/2022
Tema: “Arte e ciência na flora amazônica”
A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, tem como objetivo apresentar as produções da artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin (1984-....). Em suas obras, destaca-se a flora amazônica, em especial a roraimense, dando margem para pensarmos na diversidade de experiências artísticas que podem e devem ser levadas para o ambiente educacional formal, informal e não-formal. Para visitar, acesse:
https://leilaadrianabaptaglin.46graus.com/exposicao-virtual-leila-a-baptaglin/

• AÇÃO EDUCATIVA, presencial , 21/09/2022, das 14h às 15h30, Na biblioteca do Museu Amazônico. Tema: Independência ou Independências?
Palestrantes: Dyson Teles Alves, Rosângela, Martins e Carolina Brandão Gonçalves

AÇÃO EDUCATIVA, online - 21/09/2022, Lançamento do jogo de memória e do HQ, online, com reproduções de desenhos feitos por Feliciano Lana, ambos os produtos com curadoria e ilustração feitas, respectivamente, pela artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico

ATIVIDADE CULTURAL, online -, de 22/09 a 22/10/2022, Violões no Museu Amazônico, com os músicos Nelson Fernando Cayhado e Márcio Carvalho. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico

• PALESTRA, 23/09/2022, das 14h às 16h, presencial no Museu Amazônico
Dublagem Brasileira: processo de produção do documentário "A voz brasileira no cinema"
Palestrante: Catharine Senna
Organização: Thiago Morais

registrado em:
Fim do conteúdo da página