Página inicial > Últimas Notícias > Coleção Gabriel Gentil em exposição na Pinacoteca de São Paulo

Coleção Gabriel Gentil em exposição na Pinacoteca de São Paulo

• Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 09h36
  • Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 09h38

Desde o final do mês de Outubro, até março de 2021, é possível conferir parte da coleção Gabriel Gentil, do Museu Amazônico, na exposição “Véxoa: Nós Sabemos”, em cartaz na Pinacoteca de São Paulo. Nela há desenhos feitos por Gentil e que retratam a cosmologia Tukano, além do trabalho de outros artistas/coletivos indígenas de todo país. Véxoa é a primeira exposição de arte indígena contemporânea da Pinacoteca/SP e conta com a curadoria da pesquisadora indígena Naine Terena.

Gabriel dos Santos Gentil (1953-2006), também conhecido como Pajé Gabriel Gentil Tukano, nasceu em Pari-Cachoeira, no Alto Rio Tiquié, município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Apresenta especial relevância para a Etnologia Indígena, com a produção de registros e livros sobre os saberes tradicionais Tukano e de outros grupos, compreendendo o período entre as décadas de 1970 e os anos 2000.

Caso você tenha interesse em ver alguns registros da mostra, acesse nossos perfis no Instagram e Facebook. Para saber um pouco mais sobre a coleção Gabriel Gentil, salvaguardada no Museu Amazônico, e/ou sobre outras coleções, acesse a aba “Acervo” de cada Divisão em nosso site.

registrado em: